terça-feira, 27 de março de 2012

Os vilarejos

Meu primeiro choque por aqui foi descobrir que eu não moro em uma rua... Claro que na frente da minha casa passam carros e pessoas, mas a definição de ruas como endereço é usada apenas no centro da cidade (como a avenida principal Amsterdamstraatweg, um nome de rua tão simpático pra se viver!). Nos bairros o endereço é diferente, aliás, bairro?? Isso também não é o mais comum por aqui...

Os homens moram nestas terras baixas desde a pré-história (usando pedras, caçando, plantando flores, drenando a água), mas a sociedade como conhecemos hoje teve seu nascimento na Idade Média; nessa época ficaram mais explícitas as classes sociais, o trabalho especializado, o comércio ganhou força e formaram-se os vilarejos. Esses vilarejos eram pequenas regiões onde se concentravam as moradias, o próprio comércio e as organizações sociais, onde todos podiam se conhecer e conviver da melhor forma que a época permitia. Ao longo dos anos alguns vilarejos cresceram e viraram cidades, outros sumiram de vez, alguns permanecem ainda devem existir.
E é assim, baseado nestes vilarejos antigos que aqui as cidades são endereçadas. Eu moro no vilarejo de Kamelenspoor ("a trilha do Camelo": não, nunca existiram camelos por aqui, eu já perguntei!, ainda mais porque eles não aguentariam o friozinho do inverno). Ao redor temos o vilarejo de Bisonspoor, de Zebraspoor, o Antilopespoor... vocês pegaram a ideia. 

"A trilha da Zebra"

Os vilarejos atuais são apenas para moradias, eles até têm um mercado ou outro, mas são para compras menores. Dentro dos vilarejos não há nomes de ruas, a identificação é apenas pelo número das casas, portanto não podem existir números repetidos. E de novo esqueça a lógica: a formação das quadras é completamente aleatória (pra se perder é uma beleza, ainda mais com as casas todas iguais!).

Eu moro bem ali, ó...

O legal dos vilarejos é a ideia de comunidade que criam. Eles têm site próprio (http://www.zebraspoor.nl/ ), onde as pessoas discutem sobre limpeza, segurança e outros pontos de interesse comum. Espalhados pelas vielas também existem parquinhos para as crianças e até campo de futebol. Aqui as crianças brincam mesmo: como elas conhecem a vizinhança é muito fácil fazer amigos!


Os carros ficam nos estacionamentos ao ar livre em frente às casas, dá até pra deixar o carro destrancado, ninguém mexe.
Mas quando chega a noite todos se recolhem, mesmo que o dia tenha sido quente, a noite vai ser fria. Olhando pela janela está alguém cozinhando ou assistindo TV, uma noite normal em apenas mais um vilarejo em mais uma cidade do mundo...

Um comentário:

  1. Fe, fiquei muito feliz mesmo, mas muito mesmo em saber que você está na Holanda, desejo a você muitas felicidades e muito sucesso ai, e você é a pessoa que mais merece estar ai porque eu tenho certeza do seu empenho e de seus esforços, parabéns pela conquista, aproveite muito a oportunidade.
    Bjs e saudades
    Analú

    ResponderExcluir