sábado, 3 de novembro de 2012

O som que vem da Holanda

Música holandesa é, em grande maioria, triste. Já discuti isso com um holandês e ganhei a argumentação (fato inédito na história).
Apesar de eu não entender nada do que eles dizem, sempre há o Google Tradutor pra me contar se a música está ou não xingando meio mundo (e se eu posso escutá-la sem medo perto dos meus colegas).
Assim como no Brasil, há muita influência da música americana, britânica e, como já falei aqui, da brasileira também!
Pesquisei alguns dos cantores mais famosos na atualidade por aqui. A lista aí embaixo está longe de ser completa, mas ajuda a conhecer um pouquinho do cenário musical nestas terras baixas.

Nick en Simon: fazendo o estilo jovem boa praça, essa dupla já ganhou 4 CDs de platina... em 4 CDs lançados!



Goes Pardoel: denominado de rapper, esse cantor faz mais o estilo cantor pop com um pouco de marra. Suas letras variam entre reflexões sobre a vida até letras divertidas sobre sua bicicleta.


Jan Smit: famoso desde os 12 anos de idade, Jan Smit canta também em Alemão (como se Holandês não fosse suficientemente complicado).


VanVelzen: esse cantor (de 1,5 m de altura, não dá pra deixar passar) é o criador do sucesso The Voice (oohh!!). Lá em 2009 ele imaginou um novo show de talentos musicais em que os jurados não viam o participante, escolhendo apenas pela voz. Com uma ideia na cabeça, ele foi falar com ninguém menos que John de Mol - sim, um dos donos da Endemol, criadora do Big Brother! O programa estreou em 2010 aqui na Holanda e foi sucesso garantido.


Trijntje: seu nome significa Trenzinho. Ela faz mais o estilo romântica, cantando principalmente em Inglês. Esse ano se tornou jurada no The Voice of Holland.


Marco Borsato: como o nome entrega, é filho de pai italiano (de fato, começou cantando em Italiano). As letras de sua músicas são, em geral, bastante reflexivas sobre a vida e as decisões que fazemos.

BÔNUS

E por que não falar de música infantil? Eu não vou explicar a letra do vídeo abaixo pra não estragar a diversão. Só vou dizer que é sobre a bicicleta de um tal de Piet van Pa...

3 comentários: