domingo, 28 de outubro de 2012

Uma viagem, muitas histórias: Parte IV - Volendam

Você deve estar se perguntando: que lugar é esse? Volendam? Nunca ouvi falar...

É claro que não! Apesar de estar quase colada em Amsterdam, Volendam é uma cidadela de 20 mil habitantes e está fora dos principais roteiros turísticos (fazendo-a ainda mais interessante, é uma jóia escondida do grande público!).

Volendam conserva a mais antiga cultura holandesa. Banhada pelo mar do Norte, se tornou uma cidade pesqueira (especialmente famosa pela enguia defumada...).


Entrar na cidade é mergulhar num filme de época. As casinhas parecem saídas do conto "João e Maria",  muitas no formato de xalé, com cores fortes e muito bem conservadas.

Lá no século XIV esse povo já sabia como lidar com a onipresença da água: assim foi construído o dique de Volendam, o qual hoje se tornou rual principal. É uma sensação estranha: o mar de um lado, o dique fazendo divisa e você do outro lado, abaixo do nível do mar, em terra seca!

Mar, dique e... você!!
Perguntar pra um holandês se ele tem medo que a água invada é comprar briga. "Então não deveríamos andar de carro ou pegar um avião, há sempre um risco". De fato, eles se acostumaram tanto há dominar há água que parece implausível ela se voltar contra o país (apesar de 60 anos atrás uma cidade inteira ter sido destruída quando um dique se rompeu, mas eles juram que evoluíram muito desde então).

Quer se passar por um verdadeiro holandês? Roupas típicas e tudo mais? Em Volendam qualquer um pode! Veja o resultado:

Os holandeses mais brasileiros que já se viu!

Você também pode pegar um barco por 20 minutos para andar pela (quase) ilha de Marken (hoje eles já colocaram uma ligação da ilha com o continente, por isso 'quase ilha').

E claro, comer peixe fresco na beira do mar!!

Família eh! Família ah! Família

E a dica esperta do dia: comprar souvenir em Volendam sai pela metade do preço do preço de Amsterdam. Não é uma maravilha??

Nenhum comentário:

Postar um comentário