domingo, 17 de junho de 2012

Um país chamado Eurocopa

Nem deu tempo de escrever sobre a Eurocopa e a Holanda já está numa situação bem complicada. Perder para a Dinamarca foi um susto para todo o país, era para ser uma vitória garantida (isso me lembra uma certa quarta de final da última Copa do Mundo, adivinha quem era o azarão!?). 
Já contra a Alemanha todos sabiam que ia ser difícil; a Holanda jogou bem sim, mas não foi superior ao time germânico, a derrota por 2 a 1 foi um placar justo a ambos. O próximo jogo (daqui a pouco, 15h45min de Brasília - quem puder assista!!), contra Portugal, é a última chance da Laranja Mecânica (nome mais do que clichê...) conseguir passar pra próxima fase, detalhe: PRECISA vencer por dois ou mais gols de diferença e a Alemanha PRECISA ganhar da Dinamarca. 
Situação nada agradável, mas aí entra a paixão nacional. Um mês antes do campeonato começar casas já eram enfeitadas com bandeirolas laranjas, a figura do leão, outro símbolo nacional, era distribuído em brindes de supermercados; cornetas, chapéus e camisetas laranjas eram vendidas por todos os lugares.



Lembro que tal tipo de mobilização, no Brasil, só ocorre em Copa do Mundo, mas alguém me fez lembrar de um detalhezinho: uma competição de futebol que tem Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e França é praticamente uma Copa, colocando Brasil e (admita) Argentina ficaria completo.
No dia do primeiro jogo era possível ler a expectativa em cada um. Lojas que deveriam fechar às 17h estavam sendo apressadamente esvaziadas às 16h30, todos queriam estar em casa ou nos bares, fazendo o tal do barbecue (que não é churrasco, não adianta insistir!) pra curtir com a galera. Claro que o resultado final esfriou um pouco os ânimos, mas nem tudo estava acabado.
Sobre o segundo jogo... melhor deixar quieto. Não ouvi muitos comentários (ninguém estava a fim de ruminar o acontecido), eu mesmo desliguei a tv depois do segundo gol da Alemanha (pra ser sofredor já basta ter nascido brasileiro).


Mesmo assim o povo continua esperançoso. Logo mais as famílias estarão em frente aos televisores pra dar apoio ao seu time, vai ser uma prova de nervos de aço, aguenta coração (mais clichês, estou ficando bom nisso!). O dia vai ser tenso, bom vai ser ver as caras no trabalho amanhã...
E se eu estou torcendo pra Holanda? Claro que sim! Meu traje típico até já está preparado:

Tentativa frustrada de mostrar o brasão...

Desculpa pai, dessa vez não vai dar pra torcer pra Alemanha :)
Que os jogos comecem, que vença o melhor! É teste pra cardíaco meu amigo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário