domingo, 9 de dezembro de 2012

Feliz Natal!... Cuma? Mas já?

Ok, não é propriamente do Natal que estou falando. A tradição de fim de ano aqui na Holanda é um pouco diferente daquela que estamos acostumados no Brasil.

Aqui o Papai Noel (ou Santa Claus) começou a ganhar espaço apenas nos últimos anos e principalmente pela influência norte-americana e seu consumismo exacerbado (vamos combinar, Papai Noel pode ser um bom velhinho, mas ele serve para vender coisas. A propósito, você sabia que o modo como o conhecemos hoje é fruto do marketing da Coca-Cola?)

Pois bem, a figura holandesa é chamada de Sinterklaas e sua figura é um pouco mais antiga. Vestido com uma roupa de santo vermelha, sempre com um cajado, um velhinho magro e de longa barba branca... Ok, Papai Noel e Sinterklaas poderiam ser irmãos!

Ho! Ho! H... Ops, fala errada

Só que o velhinho daqui não é tão bom assim. Conta a história que Sinterklaas vem a cavalo da Espanha (no original era da Turquia, mas como explicar para as crianças onde fica a Turquia?), chegando aqui na Holanda ele pega seu barco e vem entregar os presentes às crianças. Só que se você não foi uma boa criança no último ano, Sinterklaas vai te colocar no saco de presentes e te levar embora pra Espanha. Quer desculpa melhor pra fazer as crianças se comportarem? (Alguém aí lembrou do Velho do Saco? Eu morria de medo desse cara malvado...)

Além disso, Sinterklaas tem um grupo de ajudantes em sua missão, os Zwarte Pieten. O Zwarte Piet é assim...

Zwarte Pieten e o livro com o nome de todas as crianças (e tudo o que elas fizeram no último ano!)

Claro que nos últimos anos começou uma discussão sobre o preconceito: por que o ajudante tem de ser negro? Mas a versão atual é que eles não são escravos, mas acabaram ficando negros por que entram nas casas pelas chaminés para deixar os presentes para as crianças, aí ficaram sujos com a fuligem. Well played, well played Dutch parents...

É em 5 de dezembro que o Sinterklaas e os Zwarte Pieten passam entregando seus presentes para as crianças. Eles sempre chegam sem ser vistos e por vezes também entregam Pepernoten, um biscoitinho especial pra essa época. O Sinterklaas vai gostar ainda mais de você se encontrar um pratinho com cenouras para o cavalo dele (ok, agora já tá virando Páscoa!).

Pepernoten: yummy, yummy!

Outro costume (e dessa vez não só para crianças) é  presentear colegas e amigos com uma letra de chocolate. Eu ganhei duas letras, nenhuma com minha inicial, mas na hora que estou comendo isso não importa mesmo:


S de Sinterklaas


No fim, 5 de dezembro é uma data pra se estar com a família, ver os filhos brincando e pulando, rever os parentes que estavam longe e terminar a noite com uma janta especial... E claro, ganhar presentes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário