Nesta última semana a Holanda foi pega de surpresa com um comunicado em cadeia nacional da Rainha Beatrix.
Precisamente as 19h do dia 28 de janeiro a Rainha entra no ar explicando que era hora de ela passar a coroa adiante. Segundo as palavras da própria, esse é o momento exato para isso acontecer, no ano em que ela completa 75 anos, 33 anos de reinado e que marca também 200 anos da família Oranje na sucessão real holandesa.
Os últimos anos haviam sido difíceis para Beatrix. Em 2009 um ataque durante o Dia da Rainha matou várias pessoas no desfile real. No início de 2012 o príncipe Friso, filho de Beatrix, foi soterrado em um avalanche enquanto esquiava e está internado em coma na Inglaterra até hoje. E há também a crise econômica na Europa, a qual derrubou um governo holandês, obrigando a rainha a participar das articulações partidárias.
Apesar de surpresos, os holandeses não ficaram em choque. Além de Beatrix ser muito querida no país, sua mãe e sua avó fizeram o mesmo em suas épocas. E convenhamos: uma senhora de 75 anos merece um descanso, não importa em qual profissão (fica a dica, Elizabeth!).
Em 30 de abril haverá uma cerimônia especial na qual a coroa passará pará o atual príncipe Willem. Este será o primeiro rei da Holanda desde 1890. Willem é casada com a princesa Máxima, uma argentina que por sua beleza, simpatia e carisma tem ganhado mais atenção do que a própria rainha.
E no melhor estilo holandês foi só sair o anúncio que começaram as piadas:
Príncipe Willem liga para a rainha: Oi mãe, sobre o trono... Eu "quero"! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário